Perdi o Sisu, e agora?

O que fazer se não for aprovado através do SiSU? Quais são as outras opções que o estudante tem para chegar à universidade até mesmo aproveitando o Enem? Hoje o vestibulando possui mais opções de ingresso no curso superior de sua preferência. Confira:

 

 

 

 

 

 

1- Acesso direto:

- Enem 
É aceita a nota do Enem como forma direta de ingresso. Ou seja, o aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota na universidade, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por vestibular ou qualquer outro processo seletivo. Consulte nosso edital do processo seletivo ou fale diretamente com a secretaria da IES escolhida. Veja nosso calendário:

- Vestibular
Aproveita o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Combinado com provas no formato tradicional, onde o desempenho no Exame é válido como primeira ou segunda fase, ou ainda de forma integral, quando a pontuação do candidato no Enem é a única etapa do vestibular. 

 

2- Acesso por financiamento:

- ProUni

Uma delas é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular. 

O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%). Isso será variável de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. No entanto, para poder concorrer é necessário obter mais de 450 pontos no Exame e não zerar a redação.

Além do Enem, também é necessário preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa de estudos. No caso da bolsa integral do Programa, é necessário comprovar renda bruta de 1,5 salário mínimo por pessoa da família, já para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Saiba mais sobre o ProUni.

PROUNI 2020 — 5 DICAS PARA GARANTIR SUA BOLSA​

- Fies
    Outra opção para o estudante é financiar parte dos estudos, no caso por exemplo de ser beneficiado com uma bolsa de 50% do ProUni. Ele poderá fazer isso utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação no ensino superior desde que o estudante esteja devidamente matriculado e cursando uma faculdade particular. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

COMO CONSEGUIR FIES? CONFIRA AS EXIGÊNCIAS!

 - P-Fies

O P-FIES nada mais é do que o FIES contratado em um banco privado. Ou seja, em vez de firmar o compromisso do empréstimo junto a um banco público, o estudante que conseguir o benefício vai assinar o financiamento com uma instituição financeira privada. As condições desse financiamento são definidas entre o banco privado que concede o crédito, o estudante que pede o empréstimo e a faculdade onde ele vai estudar.
Assim como acontece no FIES, para participar do P-FIES é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média das provas precisa ser de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação. Vale apresentar o desempenho obtido em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Quem quiser concorrer a uma vaga no P-FIES vai precisar comprovar renda familiar bruta mensal entre 3 e 5 salários mínimos por pessoa.Atualmente, o aluno interessado em ingressar no Fies pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas através do Sistema Informatizado do Fies, o SisFIES, acessado pelo próprio site do Financiamento. É necessário informar os dados pessoais e da instituição de ensino, o curso que estuda e outras informações referentes à solicitação do financiamento.

 

Portanto, não fique triste se não obter a aprovação do SiSU, pois espaços não te faltam para ingressar no ensino superior utilizando ainda o seu desempenho no Enem. Aproveite as oportunidades e boa sorte!

Inscreva-se com a nota do Enem

Conheça nossos cursos

Calcule sua bolsa a partir do Enem

 

Relacionadas